Organizar o controle financeiro mensal é uma das formas para alcançar seus objetivos!

Economizar pode acabar se tornando uma dor de cabeça para muitas pessoas, mas poupar para algo que se deseja muito acaba se tornando uma motivação.

O sonho de ter casa uma própria muitas vezes parece distante da realidade, mas com organização financeira e controle de gastos é possível fazer este planejamento dar certo.

Pensando em te ajudar concretizar o sonho da casa própria, separamos algumas dicas que vão te ajudar a reduzir seus gastos. Acompanhe a leitura e descubra:

Tenha o seu objetivo em mente

Primeiro de tudo, trace metas claras e específicas. É importante que os objetivos estejam bem definidos para montar um bom planejamento financeiro.

O objetivo é conquistar o sonho da casa própria? Então, atenha-se a isso e corra atrás.

Planeje-se!

Traçar um planejamento estratégico para alcançar a meta final é o segundo passo.

Conheça suas despesas e a quantia mensal que pode poupar, controlando a entrada e saída de dinheiro.

Analise os seus gastos e reduza (ou elimine) o que não for primordial. Entenda, a partir daí, de onde é possível para otimizar a sua renda.

  • Faça uma lista de despesas

É muito importante ter um controle dos gastos mensais. Para cortar as despesas é necessário saber separar o que é essencial do supérfluo.

Faça anotações com as despesas fixas e variáveis relacionadas aos gastos domésticos, e corte os desperdícios.

  • Reduza os gastos domésticos

Além de contribuir para o planeta, reduzir o uso da água, luz, entre outras coisas, pode ajudar muito a diminuir as despesas de casa.

Desligue o que não estiver sendo utilizado, opte por aparelhos mais econômicos e evite o consumo desnecessário de água. O seu bolso agradece!

  • Corte gatos desnecessários

Deixe as compras por impulso ou capricho de lado, procure adquirir um produto apenas se você realmente precisar dele.

Estava navegando por uma loja online e ficou com vontade de comprar algo? Pare e reflita se essa peça realmente será necessária para o seu dia a dia ou se é possível viver sem ela. Isso vale para roupas, sapatos, mercado, farmácia, cosméticos e outros.

Controle financeiro

A saúde de nossas finanças reflete diretamente no que podemos conquistar e o controle das despesas mensais é primordial para manter este balanço positivo.

Para organizar suas finanças é importante definir um orçamento mensal. Calcule o quanto pode gastar no mês e controle suas despesas para que caibam nesse montante.

Pesquisa de preços

Você parou, refletiu e viu que essa compra realmente é necessária? Então faça uma pesquisa de valores.

Compare em diversos locais, utilize aplicativos de compras, conheça os softwares de gerenciamento financeiro e use a tecnologia ao seu favor.

50-30-20

Esse é um método eficaz de distribuição de renda que irá separar seus gastos em três categorias: 50-30-20.

Os primeiros 50% da sua renda, destine às despesas essenciais, como contas fixas, alimentação etc. Os 30%, separe para os desejos pessoais e os 20% restantes faça de reserva de emergência ou use como investimento.

Seguir essas dicas te guiará para a economia mensal e te deixará cada vez mais próximo de realizar um de seus maiores sonhos que é comprar o seu próprio imóvel e sair do aluguel.

Gostou? Acompanhe outros conteúdos no nosso blog.

Procurando um imóvel? Fale com os nossos corretores!

Iniciar conversa!
Precisa de ajuda?