fbpx

Lazer e bem-estar para quem está com você todos os dias

Ter um animal de estimação envolve muitos cuidados e algumas responsabilidades como a vacinação, banho e tosa, levar ao petshop, brincar e passear.

Porém, o que muitas pessoas reclamam, é da dificuldade de arrumar tempo, e é ai que o espaço pet no condomínio ganha força, um local exclusivo para seu animal ter um momento de diversão.

Segundo uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil é o segundo maior mercado de produtos pets, além disso, 61% dos entrevistados disseram considerar seus animais como membros da família.

E sabe qual é o amigo de quatro patas mais presentes nos lares? Os cachorros, encontrados em 79% das casas brasileiras. Isso explica como os espaços pet nos condomínios se popularizaram tão rapidamente.

Entenda como são os espaços pet, quais são os seus benefícios e os cuidados importantes que precisam ser levados em conta, lendo o artigo que preparamos para você.

O que é um espaço pet?

Os espaços pet, ou também chamados de pet places, são áreas para os animais brincarem, gastarem energia e fazerem atividades dentro do próprio condomínio.

Em outras palavras, são playgrounds destinados aos cachorros que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos animais e dos donos. Neste espaço é possível encontrar grandes espaços com grama para o pet correr, além de brinquedos, como obstáculos para exercícios, por exemplo.

Além disso, hoje muitos condomínios oferecem, além de uma área de lazer destinada aos pets, um local exclusivo para banho e tosa, conhecidos como pet care.

A tendência é que os empreendimentos comecem a oferecer muito mais do que uma área de lazer para os animais, mas ambientes projetados para que os moradores possam passar mais tempo com seus pets, seja brincando ou aproveitando a praticidade sem sair do próprio condomínio.

Benefícios dos espaços pet

Considerado um investimento alto que gera consequentemente um aumento nas taxas condominiais, o espaço pet pode ser a longo prazo uma excelente ideia por oferecer comodidade para os moradores e muitos benefícios aos pets, como:

  • Interação com outros animais

Para os seres humanos, socializar é fundamental e no caso dos animais não é diferente.  O bem-estar e o desenvolvimento podem ser favorecidos quando o convívio dele é mais frequente com outros animais da mesma espécie.

E com os espaços pet o seu amiguinho irá poder brincar e correr, melhorando assim seu comportamento ao saber se portar junto de outros animais.

  • Segurança

Um área de pet pode trazer segurança ao passear com o bichinho de estimação. Afinal, ao sair na rua você poderá correr alguns riscos como, por exemplo, os animais mais assustados ao ouvirem algum barulho estranho podem tentar se soltar e até mesmo fugir e aqueles mais curiosos tendem a correr atrás de algo.

Já nos espaços pet dentro do condomínio você terá cercas e estruturas que impedem a fuga indesejada.

  • Qualidade de vida

Cada vez mais estamos agitados com a correria do dia a dia e otimizar o tempo é algo primordial. Pensando nisso, o espaço pet poderá proporcionar ao seu peludo uma garantia de qualidade de vida.

Você terá um local para passeio a poucos metros da sua residência, podendo aproveitar diferentes momentos com seu bichinho, além de dar a ele uma rotina mais divertida e feliz.

  • Adestramento

Para aqueles que procuram fazer o adestramento de seu animal, o espaço pet pode ser um bom ambiente para isso, afinal, em muitas áreas há rampas, túneis e arcos que podem tornar o treinamento mais dinâmico, ajudando em todo o processo.

Sendo que uma das principais vantagens de ensinar comandos ao seu pet é a melhoria da comunicação entre você e ele, gerando um bom comportamento, principalmente na hora do passeio.

  • Valorização do condomínio

Investir em condomínios com áreas pet agrega tanto valor quanto quem procura empreendimentos com espaços infantis. Sendo assim, apartamentos com esse diferencial poderão agregar mais valor no futuro, afinal quem tem pet irá dar preferência a esses imóveis que pensam no conforto e bem-estar dos seus animais de estimação.

Fique atento aos cuidados nos espaços pet

  • Segurança

O espaço pet, como o nome já diz é um local de compartilhamento entre animais da mesma espécie, porém com tamanhos diferentes. Por isso, é importante que os tutores conheçam o temperamento do seu bichinho e, caso necessário, utilizem coleiras ou focinheiras para uma melhor convivência, afinal, todos precisam se sentir seguros e despreocupados.

  • Vacinação

Outro cuidado importante ao utilizar esses espaços é garantir que o seu bichinho esteja com a carteria de vacinação em dia, por isso, não deixe de conferir e em qualquer caso leve-o ao veterinário.

Para os moradores que tiverem filhotes é importante concluir a fase de vacinação e para as fêmeas no cio não é recomendável levá-las ao espaço pet neste período.

  • Higiene

É muito importante ensinar seu animal de estimação a fazer suas necessidades no local certo.

Normalmente esses espaços possuem áreas específicas para isso, porém tem aqueles que querem deixar a sua “marca”. Neste caso, leve sempre um saquinho para recolher pequenos acidentes no espaço pet, assim você poderá manter um bom convívio e divertimento com os seus vizinhos.

Gostou de saber mais sobre os espaços pet? Então fique de olho nas nossas redes sociais que muitas matérias boas serão publicadas ao longo do ano de 2022.

 

 

 

Iniciar conversa!
Precisa de ajuda?