fbpx

O que é necessário para ter um espaço gourmet em sua residência?

Você gosta de recepcionar os amigos, dar festas ou cozinhar para os seus familiares? Aposte em áreas e espaços gourmet, um novo ambiente que poderá te proporcionar essa experiência!

Considerada uma opção completa de lazer e diversão, seja em um apartamento ou casa, os espaços gourmet se tornaram grandes diferenciais nos lançamentos imobiliários. Podem ser integrados a uma cozinha, piscina, churrasqueira, quadras, proporcionando várias sensações em um único ambiente.

O que é um espaço gourmet?

Este espaço veio para proporcionar uma mescla entre cozinha, sala de estar e jantar, em um clima mais descontraído e próprio para o encontro com os amigos e familiares.

Ele é caracterizado por possuir uma estrutura voltada à gastronomia, porém pode haver uma área comum com churrasqueira, bancada, forno, pia ou um balcão “barzinho”.

Também pode incluir mesas (grandes ou pequenas), sofás confortáveis, além de equipamentos elegantes e modernos e uma arquitetura rústica, sofisticada, moderna ou clean.

A decoração do espaço gourmet é muito particular e pode ser montada em um local externo, interno, em uma área coberta fixa ou retrátil, ou até mesmo na sua sacada, garagem ou varanda.

Porém, para que o espaço gourmet seja realmente funcional, é preciso escolher os produtos certos que farão parte do cômodo, além de garantir conforto e um melhor uso, por isso algumas perguntas devem ser feitas.

  • O espaço será para muitas ou poucas pessoas?
  • Serão feitas grandes festas ou encontros menores?
  • O espaço ficará em uma área externa ou interna?

Tenha em mente quais são os seus desejos para um espaço gourmet dos sonhos e se precisar, conte com a orientação de um arquiteto para projetar o ambiente de acordo com as possibilidades. Ele poderá te ajudar a identificar se o espaço é suficiente, qual a infraestrutura necessária e até qual será o investimento para o que está planejando.

Cuidados ao criar um espaço gourmet

  • Fique atento a iluminação e circulação de ar, por isso aposte em portas ou janelas se possível;
  • Dê prioridade e invista na natureza quando pensar em ventilação e iluminação natural, afinal vento e sol são gratuitos;
  • Coloque os móveis de maneira que facilite a circulação das pessoas;
  • Caso o espaço fique no seu apartamento e você tenha crianças ou cachorro/gato, aposte em redes de proteção.

Sacada Gourmet

A sacada é um espaço externo, normalmente coberto ou feito em torno de janelas e portas. Dependendo do tamanho pode receber um mobiliário confortável, guarda-sol e churrasqueira. É um ambiente perfeito para reuniões mais descontraídas.

Varanda gourmet

Normalmente a varanda é uma extensão da residência que segue o alinhamento da parede, podendo ser ligada a frente do imóvel ou ao cômodo de entrada. Muitos empreendimentos já as constroem com o exterior envidraçado, tornando a área útil e protegida.

Com uma luminosidade natural e circulação de ar, o ambiente pode se tornar o preferido dos moradores para receber visitas e relaxar. Vale lembrar que não precisa ser grande, é só ter um pouco de criatividade na hora de construir sua varanda gourmet para que ela seja prática e confortável.

Terraço gourmet

Este tipo de espaço geralmente ocupa a parte de cima de uma construção e costuma ter uma vista linda dos arredores, além de proporcionar um bom espaço para a construção da sua área gourmet, podendo ter até piscina.

Como este ambiente fica exposto a luz solar, aposte em toldos retráteis, ripas de madeira e outros.

Vantagens de ter uma área ou espaço gourmet

Você ainda está em dúvida se o espaço gourmet é uma opção ideal para o seu projeto ou se será bem aproveitado? Então, confira algumas vantagens, tenho certeza que você poderá tirar todas as suas dúvidas:

  • Um espaço complementar

A área gourmet será um espaço extra que terá em seu apartamento ou casa. Ele não eliminará o papel da cozinha principal utilizada no dia a dia, apesar de ter todos os utensílios, afinal esse novo local será mais aconchegante e confortável, trazendo um ambiente mais tranquilo de ficar.

  • Reunir as pessoas que você ama

Morar em uma residência que tenha uma área gourmet permite que você faça encontros com amigos e familiares com uma grande frequência, sem precisar se deslocar.

  • Longe dos vizinhos

A maioria dos condomínios modernos já possuem o seu próprio espaço gourmet, como um salão de festas ou churrasqueira. Porém ao ter sua própria área, você ficará longe dos vizinhos, evitará regras específicas e taxas de utilização, além de ter maior privacidade.

O que você acha de ter um espaço gourmet? Interessante, não é mesmo? Então, não deixe de conhecer os nossos imóveis, uma oportunidade incrível pode bater a sua porta, entre em nosso site e confira!

Iniciar conversa!
Precisa de ajuda?