Antes de realizar qualquer tipo de compra, é essencial que o comprador faça algumas pesquisas sobre o que ele está pretendendo adquirir. O problema, é que algumas vezes os compradores precisam de um direcionamento quanto as informações obtidas, para que sejam capazes de filtrar o que realmente importa no momento da realização da compra.

venda-de-terreno-imobiliaria

Confira a seguir os 6 Itens que você deve avaliar antes de comprar um terreno:

  1. Saber de quem você está comprando

Para comprar um terreno, assim como qualquer outro produto, é de suma importância saber de quem você está comprando, por esse motivo, busque referências e um pequeno histórico quanto a imobiliária e proprietário do terreno escolhido, isso te dará segurança e estabilidade psicológica no momento das negociações.

modelo-de-recibo-de-compra-e-venda-de-terreno-a-prazo

  1. Verificar localização e vizinhança

A localização do seu terreno é um item indispensável a ser avaliado antes da aquisição, pois ela implicará ativamente nas rotas que serão tomadas a partir dali, então, defina suas principais prioridades quanto aos seus trajetos e defina se você estará bem localizado quando for construir e morar no local.

Verifique também a vizinhança, pois uma das piores coisas que existem é conviver dia-a-dia rodeado de pessoas desagradáveis, e que não fazem parte do nosso ciclo social.

Imagine que você vem de uma família tradicionalmente conservadora, e escolha comprar um terreno para construir sua casa num local onde o entorno é rodeado de casas noturnas, salões de festas etc. Isso provavelmente iria desconstruir a ideia de valor agregado ao longo do tempo, tornando negativo a experiência e o relacionamento com a imobiliária.

9cbd21fb-6830-4b52-81e2-1c5083a6282e_600_400

  1. Analisar criteriosamente a documentação

A documentação é algo essencial no momento da compra, nela será possível encontrar o histórico do imóvel, ou seja, o que foi feito no que diz respeito aos termos de compra e venda, antigos donos, se existiu construção, demolição ou algo do gênero.

Todos estes itens contidos na documentação serão de extrema importância na negociação. E quanto mais informações você tiver, melhor será sua avaliação quanto ao custo benefício apresentado pelo imóvel.

  1. Verificar as características do terreno

Um erro muito comum entre os compradores desinformados é comprar o terreno sem saber o que ele realmente é.

É muito importante que antes da compra você verifique detalhes como:

  • Tipo de solo: para saber se é possível desenvolver seu projeto de engenharia atendendo as normas de segurança pré-estabelecidas;
  • Desnível: é importante para definir o projeto mais adequado ao seu imóvel. Terrenos em desnível são comumente aceitáveis, mas quando muito acentuados, os custos para nivelá-lo podem ser demasiadamente altos e consequentemente a construção tende a encarecer.
  • Disposição em relação ao sol e passagem de vento: poucos compradores atribuem relevância a esse detalhe, no entanto, ele é um fator que será determinante no projeto arquitetônico de sua construção. Esta avaliação deve ser realizada considerando o sol da manhã e o da tarde. Especialmente o da manhã, pois ele é importante para atividades domésticas, como por exemplo secar roupas, já o da tarde está diretamente relacionado ao calor e apontará qual é a área da casa que tende a ser mais quente. Também deve ser analisado as fontes e correntes de ar, com a finalidade de evitar lugares com muito corrente, e lugares sem ventilação.
  • Entorno: antes de comprar verifique o que há em volta do seu terreno, como árvores, rochas, etc.
  1. Saber quais são as limitações ou regras

Em condomínios, é muito comum haver uma padronização referente à disposição da casa em relação a área do terreno. As mais comuns são o estabelecimento de área mínima para construção, recuo lateral, e altura máxima permitida.

Os condomínios também definem se é permitido ou não fazer muros ou cercas em torno do terreno, bem como quantidade de pavimentos entre outros dados.

taxa-de-condominio-jpg

  1. Valorização e Investimento

Para este item, é necessário que haja um levantamento de todos os dados relacionados ao terreno, principalmente os detalhes de localização, tipo de solo, vizinhança entre outros descritos anteriormente. Em muitos municípios um terreno localizado em um condomínio fechado tende a ter maior valorização em relação a terrenos em bairro aberto. Toda compra de imóvel é um investimento que oferece riscos, de ser bom ou não, tudo vai depender de uma avaliação crítica realizada junto a uma imobiliária de sua confiança.

Iniciar conversa!
Precisa de ajuda?