O processo de compra ou locação de um imóvel deve ser trabalhado minuciosamente, veja 4 erros que você deve evitar nesse processo.
consorcio_rodobens_imovel

Quando uma pessoa decide investir em um imóvel ela tem de estar inteiramente atenta a diversos fatores, sendo eles externos, internos, contratuais etc. Algumas pessoas quando estão no processo de compra ou locação de um imóvel, se deixam levar pelas emoções e as vezes acabam não fazendo um bom negócio, ou até mesmo adquirindo uma série de problemas que passaram despercebidos nas avaliações e negociações.

É claro que fatores emocionais não podem ser reprimidos em um processo de compra, mas é importante trabalhar o lado racional quando chegar realmente ao momento de finalização da negociação.

Veja agora 4 erros que você deve evitar ao investir em imóveis, seja em locação, compra etc.

documentação de imoveis

1 – Desconsiderar taxas, impostos e documentação

Desconsiderar os valores dos impostos e da documentação é um erro muito comum entre uma grande parcela das pessoas que pretendem investir em imóveis, principalmente em quem é inexperiente neste determinado tipo de assunto.

Quando você estiver fazendo o seu planejamento financeiro para adquirir um imóvel, inclua alguns gastos para o fechar a conta sem surpresas no meio do processo de compra, como documentação, impostos anuais, gastos de manutenção etc.

O essencial é que você considere tudo que estará relacionado a compra do imóvel, pois quando falamos em documentação, não nos referimos apenas à dinheiro, mas também, a tempo. Por isso é você deve considerar tudo o que for crucial para este processo, e assim será possível efetuar uma boa compra bem-sucedida e sem grandes complicações.

visitar imoveis

2 – Visitar o imóvel poucas vezes

Encontrou o imóvel perfeito? Você tem certeza? Acha que já está na hora de fechar negócio? – Vá com calma!

Faça uma análise mais criteriosa da sua avaliação e das características do imóvel, por exemplo:

– Quantas vezes você visitou o imóvel escolhido?

– Das vezes que você visitou o imóvel, quais dias foram em horários diferentes? Quantas vezes pela manhã? Quantas pela tarde? E pela noite?

– Como estava o clima nos dias que você visitou esse imóvel? Estava chovendo? Estava ensolarado?

– Como estava a movimentação no entorno do seu imóvel nas vezes em que você o visitou?

Todas essas questões são fundamentais para quem busca investir em um imóvel, e desta forma você evitará grandes problemas que possivelmente seriam encontrados após a aquisição do imóvel.

decisao-judicial

3 – Não verificar se o imóvel está sob algum processo judicial

Geralmente quando um imóvel está com pendencias judiciais, sua venda nem ao menos é anunciada pelas imobiliárias, mas ainda assim se faz necessário que o futuro comprador do imóvel procure informações com o corretor e com o proprietário do imóvel à saber se há pendencias judiciais.

Procure essas informações nas fases iniciais da sua seleção de imóveis, desta forma você estará evitando o desperdício de tempo com imóveis que podem atrapalhar o processo de negociação e documentação.

construtora

4 – Não buscar referências da construtora (se for o caso)

Por motivos de precaução e segurança, uma medida necessária para garantir um bom negócio é buscar referências quanto ao histórico da construtora do imóvel escolhido, isto é, procure saber com outras pessoas e até mesmo com a imobiliária escolhida o histórico de satisfação que a construtora do seu futuro imóvel tem no mercado.

Se possível procure um engenheiro, uma arquiteta ou alguém que tenha conhecimento técnico para avaliar o projeto do imóvel escolhido, bem como, projeto de fundação, projeto estrutural etc.

Uma análise técnica apurada lhe assegurará que você não encontrará problemas no imóvel depois de efetuar a aquisição, fator este que lhe passara a sensação de um bom negócio.

Esperamos que este artigo lhe tenha sido útil, e se quiser saber mais sobre o ramo imobiliário especialmente em se tratando de imóveis em Bragança Paulista, basta continuar interagindo conosco em nosso blog e em nossas redes sociais, até a próxima!

Iniciar conversa!
Precisa de ajuda?