Conhecidas por apresentar benefícios como qualidade de vida e contato com a natureza, cidades do interior estão sendo cada vez mais procuradas por quem deseja fugir do caos da cidade grande

A pandemia do coronavírus trouxe inúmeras mudanças para a vida do brasileiro, dentre elas, muitas famílias optaram por sair das capitais para morar nas cidades mais interioranas. Quais as vantagens disso?

Facilidade para ficarem isoladas, menor risco de contágio e o alívio psicológico proporcionado pelo contato com a natureza são fatores que contribuem com a decisão.

Existem aqueles que cansaram da rotina estressante e corrida dos grandes centros urbanos e também os que já moraram e cidades mais calmas e desejam voltar. Residir em uma cidade do interior pode trazer inúmeros benefícios para uma pessoa, como por exemplo:

Maior qualidade de vida

Por serem menores, os níveis de poluição atmosférica e sonora é menor, além de tudo ser muito próximo em cidades do interior, assim o trânsito não é tão caótico, ou seja, quanto menos preocupações, maior a qualidade de vida.

Quem não quer a sensação de paz e tranquilidade a todo momento? Cidades menores são extremamente aconchegantes, com menos trânsito e menos agitação. A sensação é de que o dia tem mais horas para serem aproveitadas.

Ter uma vida mais feliz, longe do stress e em contato com a natureza também contribui para evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias e fatores psicológicos, como a depressão e ansiedade.

Menor custo de vida

Imóveis em cidades do interior tendem a ser mais em conta do que os das capitais, seja para compra ou para aluguel. E seguindo o raciocínio de economia, mensalidade de escolas, gastos com alimentação, aluguel, transporte, lazer e combustível também são mais acessíveis quando se trata do interior.

Segurança

A criminalidade existe em todos os lugares, mas o índice é bem menor em cidades interioranas quando comparadas aos grandes centros urbanos. Por possuírem menor número de habitantes, a sensação de liberdade é muito maior e, para quem tem filhos, a tranquilidade de vê-los brincando sem preocupações não tem preço.

Contato com a natureza

Embora apresentem áreas bem desenvolvidas, boa infraestrutura e ruas pavimentadas, a grande vantagem das cidades menores é a quantidade de áreas verdes e matas conservadas que elas apresentam; o ar se torna mais puro, o solo mais permeável e apresentam a garantia de belíssimas paisagens para serem apreciadas.

Maior interação social

Nada é impessoal em uma cidade do interior, normalmente as pessoas conquistam a confiança umas das outras, ou seja, você poderá contar com vizinhos e moradores próximos sempre que precisar. Além disso, essas cidades costumam oferecer várias opções de lazer, como praças, parques, feiras e eventos, essa é uma ótima oportunidade para conversar com pessoas e fazer amizades que nunca imaginou que faria antes.

Agora que te convencemos sobre as grandes maravilhas de morar no interior, que tal descobrir mais sobre Bragança Paulista? Conheça mais sobre os condomínios da cidade aqui.

Precisa de ajuda para escolher um imóvel? Entre em contato com os nossos consultores, eles terão o prazer em lhe atender.

Vista aérea de Bragança Paulista – Foto: André Prata

Iniciar conversa!
Precisa de ajuda?