Veja o que é essencial em um contrato de locação

A elaboração de um contrato de locação de imóvel requer inúmeros cuidados.

É de suma importância elaborar um contrato eficiente para as finalidades de locação do seu imóvel, tudo deve estar bem documentado para evitar futuros problemas tanto para o locador quanto para o locatário.

De um modo geral um contrato de locação (independentemente do tipo de contrato) deverá especificar itens como diretos e deveres de cada uma das partes, e por esse motivo é essencial priorizar alguns pontos importantes e indispensáveis no contrato, já que isso lhe dará mais garantias de evitar conflitos judiciais caso haja necessidade.

Pensando em tudo isso, nós da Imobiliária Bertelli, resolvemos lhe dar algumas dicas sobre o que não pode faltar de maneira nenhuma em um contrato de locação.

Tipos de contrato de locação

Para que não restem dúvidas ao termino deste artigo, vamos começar com os tipos de contrato de locação para depois falarmos do que não pode faltar em nenhum deles.

Basicamente os tipos de contrato de locação, são:

  • Locação comercial;
  • Locação por temporada;
  • Locação residencial com fiador;
  • Locação residencial sem garantia;
  • Intermediação de locação;
  • Comodato de imóvel locado.

Nós não vamos nos aprofundar nos tipos de contrato, mas é importante que você entenda os tipos existentes, agora vamos ao que de fato interessa; – o que não pode faltar em seu contrato de locação.

Valores, Reajustes e Período de Vigência

Muitas informações são essenciais para a validação de um contrato, por tanto é de suma importância que constem clausulas evidenciando o valor que será cobrado, os reajustes que podem ocorrer ao longo do tempo em que o imóvel permanecer alugado, o período pelo qual o imóvel ficará alugado, etc.

Também não esqueça de mencionar as “contas extras” que estão relacionadas ao imóvel, seja IPTU, conta de água e energia, taxa de condomínio, etc.

Itens Fundamentais

Por mais que pareça óbvio é importante evidenciarmos que itens fundamentais não podem faltar, como nome de locador e locatário, número de documentos de comprovação de identidade (CPF, RG e afins), dados das testemunhas, endereço do imóvel, etc.

Esses dados são essenciais para que qualquer contrato possa ser validado legalmente perante a justiça, portanto não os deixe de fora ao elaborar seu contrato de locação.

Tipos de Garantia

Basicamente existem 3 tipos de garantias que podem ser utilizados para a locação de um imóvel e é muito importante que você descreva ao menos o modelo utilizado em seu contrato.

Os tipos de garantia são: a fiança, o depósito caução e o seguro fiança. Lembrando que o proprietário só pode escolher um tipo de seguro, e que de preferência seja acordado junto ao inquilino e documentado junto ao contrato.

Esperamos que este artigo tenha lhe sido muito útil. Quer saber mais sobre locação de imóveis? Entre em contato com a equipe de corretores da Imobiliária Bertelli, estamos totalmente dispostos a atende-lo!

Comente com Facebook

Comentários